Criar uma Loja Virtual Grátis
 Reino de Aruanda

Religião
Como você vê a Umbanda?
Religião Cristã
Vinda do Candomblé
Vinda do Espiritismo
Religião pura
Não é Religião
Ver Resultados




ONLINE
2





Nossa Umbanda

Razões do Surgimento

 

   Um fato fundamental é expor os antecendentes do Espiritismo no Brasil. O país, por sua própria formação católica, herança do período colonial, onde portugueses e espanhóis impuseram primeiramente aos índios aqui encontrados e, posteriormente, aos escravos importados os seus valores e suas crenças nunca contaram com número muito grande de seguidores de outras crenças e/ou de livres pensadores, por causa da pressão exercida pela igreja católica romana e pela própria sociedade; somente hoje é que há realmente liberdade de crença. Na verdade, indiretamente, quem abriu ao Brasil as portas do espiritismo primeiro e do espiritualismo depois não foi um fato religioso, mas sim um fato econômico, pois os vastos recursos postos à disposição dos senhores do café e da lavoura em geral brasileira levaram os novos ricos a gastarem suas fortunas com visitas aos centros culturais e de lazer da Europa, principalmente Paris, foco das idéias liberalizantes da Revolução Francesa, da declaração dos Direitos Humanos e libertação dos grilhões da igreja tradicional tornou-se Meca de constetadores e livres pensadores permitindo que idéias que havia até então caladas pudessem aflorar livremente; assim, sem medo de ser taxado de bruxo ou de louco, alguns médiuns e sensitivos puderam passar a procurar respostas as suas dúvidas nas experiências das irmãs Fox e nas obras de Allan Kardec e no conhecimento da possibilidade de comunicação com os espíritos.

   Dos estudos preliminares passou-se às sessões de efeitos físicos e posteriormente as comunicações diretas através dos médiuns. A nossa sociedade "tupiniquim" deliciava-se com todas as novidades estrangeiras e como tudo que vinha da França tinha aceitação imediata com os fenômenos espíritas não poderia ser diferente e que em princípio eram conhecidos e praticados pela aristocracia, logo se tornou pedante e preconceituosa; quem em vida não houvesse sido alguém muito rico, conhecido, importante, não deveria se manifestar nas sessões então chamadas de 'mesa branca' e, quando um médium incorporava um espírito que em vida anterior havia sido escravo, era convidado a se retirar e se teimava a dar passagem a um tipo de escravo, o médium era acusado de praticar baixo-espiritismo, desprezado e impedido de frequentar a sociedade. Portanto, a Umbanda teve suas razões de surgir no universo sas religiões. De um lado, os africanos não incorporavam espíritos dos mortos (eguns); de outro, os dirigentes espíritas, por preconceito, não admitiam em suas sessões, a manifestação de espíritos de índios e negros incorporados em seus médiuns. Então se estabeleceu uma lacuna entre os cultos de nações e os cultos de 'mesa branca', sem a possibilidade daqueles espíritos se manifestarem para atender a reclamos e necessidades da maioria da população dominante nas cidades situadas entre a classe alta e a mais baixa. Como disseminavam as macumbas e feitiçarias, não havia meio de combatê-las; os negros por sobrevivência lhes davam causa e o espiritismo, mais doutrinário, não as enfrentava. Era necessário o advento da Umbanda, para preencher a lacuna e dar combate às ligações do mal e amparo aos necessitados marginalizados pela união de quatro troncos principais: os cultos de Nações, o Catolicismo, a Pajelança e o Espiritismo.

   No primórdio de suas atividades baseava-se na mediunidade pura a mais tarde incorporou-se rituais, objetos e sistemas atendendo solicitações de guias negros e índios para a manipulação de magia, que degenerou em alguns aspectos.

 

   Nesse ínterim, tivemos também o surgimento do Caboclo 7 Encruzilhadas, junto com o médium Zélio Fernandino de Moraes, na cidade do Rio de Janeiro, alguns anos depois dos problemas gerados pela situação supra-citada, firmou nossa religião, a Umbanda, por isso nos vemos não como espíritas, mas como Umbandistas.

Criar uma Loja online Grátis  -  Criar um Site Grátis Fantástico  -  Criar uma Loja Virtual Grátis  -  Criar um Site Grátis Profissional